WebSAI 2024 apresenta mudanças no modelo de questionário para EtecsAlunos têm oportunidade de abordar temas como inclusão, diversidade, acessibilidade, governança institucional, práticas sustentáveis e alinhamento com mercado Até dia 21 de setembro, estudantes, professores, funcionários, […]
WebSAI 2024 apresenta mudanças no modelo de questionário para Etecs
Alunos têm oportunidade de abordar temas como inclusão, diversidade, acessibilidade, governança institucional, práticas sustentáveis e alinhamento com mercado
Até dia 21 de setembro, estudantes, professores, funcionários, coordenadores e diretores de unidades têm a oportunidade de moldar o futuro do Centro Paula Souza (CPS). Disponível no site websai.cps.sp.gov.br, o formulário online traz mudanças significativas para o público das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
“Ampliamos os temas para identificar uma visão mais abrangente do funcionamento das Etecs. Optamos por um modelo semelhante ao das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), que seguem os requisitos da Lei dos Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior de 2004”, explica o coordenador de avaliação institucional do CPS, Vagner Tadeu de Souza Bueno.
São cinco questionários diferentes, com perguntas voltadas a alunos, professores, equipes de gestão escolar, equipe pedagógica e funcionários. Os temas estão divididos em até quatro eixos: pedagógico, infraestrutural, curricular, gestão e administração. A partir daí, subdividem-se as dimensões: qualidade do ensino, corpo docente, comunicação, clima organizacional, instalações físicas, relevância dos cursos, estágios e parcerias.
“Além da parte pedagógica, o questionário fornecerá um diagnóstico que abrange questões sobre governança institucional, práticas sustentáveis, inclusão, diversidade, acessibilidade e como a escola está alinhada às demandas do mercado de trabalho”, explica Vagner.
A mudança é para ter uma visão mais ampla do funcionamento das Etecs e avançar no planejamento estratégico. Diversas melhorias podem advir desse novo relatório, como cita o coordenador.
“Podemos definir práticas mais sustentáveis e inclusivas, melhorias na infraestrutura e acessibilidade das unidades, por exemplo”, diz. Seguindo tendências atuais, o foco em fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) caminha ao lado de questões de adaptabilidade ao mercado de trabalho, que são parte da base fundamental do CPS. “Podemos identificar áreas onde a escola deve melhorar sua resposta às necessidades atuais e futuras da sociedade, alinhar currículos e adaptar políticas internas, se necessário”, completa.
Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).
Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza
Tel: (11) 3324-3385 / 3324-3362 / 3324-3363
Plantão: (11) 96573-8412
imprensa@cps.sp.gov.br
WhatsApp: Para receber os releases via WhatsApp, envie uma mensagem com nome completo e veículo de comunicação para (11) 96573-8412